Simone Chacham nasceu em Belo Horizonte e passou a adolescência em contato com a produção artística e cultural mineira, aproveitando a efervescência dos Festivais de Inverno da UFMG em Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rey, e fazendo experiências em música, fotografia, rádio, teatro e literatura.
Em 1988, após um ano na Faculdade de Belas Artes da UFMG, mudou-se para São Paulo para ingressar na Escola de Comunicações e Artes da USP onde se formou em Comunicação Social – habilitação em Rádio e TV – ao final de 1991. Após algumas experiências em televisão e rádio (Programa Livre, de Sérgio Groisman e Rádio Gerais, entre outros), encontrou no design gráfico sua área de trabalho, atuando como diagramadora, produtora gráfica e designer gráfica em agências de publicidade e editoras.
Em 1999 concluiu o mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG com uma dissertação sobre animação interativa digital – e começou a trabalhar na área de multimídia na ExNihil Multimídia. A formação multidisciplinar em arte e comunicação a aproximou das oportunidades que o surgimento da world wide web (www) abririam.
De volta a São Paulo, trabalhou na Fundação Vanzolini, entidade ligada à USP voltada para o ensino à distância, e no Jornal Valor Econômico, onde foi responsável pelas edições eletrônicas do jornal, da revista Estampa e de outros produtos ligados a ele, desde sua fundação até 2003.
De lá para cá, atua com sua própria empresa, prestando serviços de design gráfico, webdesign, fotografia, ilustração e criação de conteúdo para redes sociais. Alguns de seus clientes são Santander Sustentabilidade, Programa Escola Brasil (ONG ligada ao Santander Educação), Companhia das Cordas Escola de Música, Canto do Batuque Escola de Música, Feira de Cerâmica de Minas Gerais, Associação Barreiros (Educação Inclusiva), Inclusão com Alegria (Educação Inclusiva), entre outros.